Diretas Já!!!

Vamos mudar o destino do nosso verdão!

Acabou o ano do centenário. Todos aqui são torcedores do Coritiba e todos conhecem a nossa gloriosa história. Nós sonhávamos com este ano desde a conquista do título brasileiro de 85. Sonhávamos com esta data na triste crise dos anos 90. Preparamo-nos nesta década para comemorar da melhor maneira possível a marca dos cem anos de existência e, de repente, tudo ruiu. Culpa da diretoria? Sim, os maiores culpados. Omissos e incompetentes, não perceberam a fragilidade do elenco, evidente desde a perda do Campeonato Paranaense.

O Presidente Jair Cirino, que transmite uma postura de pessoa honesta e cautelosa, não teve força para salvar o Coritiba da tragédia que se anunciava. Faltou comando, dar a cara à tapa, aparecer, tomar atitudes. Nada, absolutamente nada foi feito durante a pífia trajetória alviverde no Campeonato Brasileiro. Ao nosso presidente faltou pulso forte, coragem, participação no comando de futebol do Glorioso Alviverde. Muita festa e pouca atenção ao que acontecia no gramado. Nenhum menino da base foi lançado pelos nossos treinadores durante o ano de 2009. Depositamos nossas esperanças num velho jogador paraibano, com um salário astronômico e um futebol modesto. Quando precisamos do nosso ‘craque’ ele não correspondeu.

Os nossos concorrentes na ingrata luta para fugir do rebaixamento afastaram jogadores descompromissados, investiram em jogadores novos e com identificação com seus clubes, contrataram psicólogos, envolveram familiares… Fizeram tudo o que costumeiramente se faz em situações semelhantes. E o que fez a diretoria do Coxa? Festas de gala e apoio incondicional ao fraco elenco. Momentos após o rebaixamento, nenhuma palavra do omisso presidente do clube. O famigerado Projeto Vencer propôs e não realizou! Prometeu bizarramente, por exemplo, acertar cerca de 90% das contratações, algo impossível de se mensurar. O fato é que as contratações foram horrorosas. Nosso time foi formado por jogadores sem a menor identificação com o clube e sem preocupação com o importante ano do centenário. Nenhum jogador das categorias de base ascendeu ao futebol profissional, ainda que o Projeto Vencer falasse em ‘apostar na valorização dos atletas oriundos da base’. Ainda nesta pauta, foi declarado que não se toleraria jogadores com rendimento abaixo do esperado, e o que se viu foi talvez o time mais descompromissado e desinteressado da história centenária do Coritiba. Nenhum jogador foi afastado, nenhuma medida foi tomada, a não ser o pagamento de bichos e premiações provenientes, claro, dos cofres do clube.

O Projeto Vencer prometeu títulos. No biênio 2008 e 2009 conquistamos apenas um Campeonato Paranaense e fomos relegados à Série-B no Brasileirão de menor nível técnico dos últimos anos. O Projeto Vencer foi responsável pelo plano de sócios Eternamente Coxa em que, por motivos desconhecidos à Nação Alviverde, não é administrado pelo clube, e sim por uma empresa terceirizada, ficando esta com 38% do valor pago pelos associados. É evidente que o dinheiro investido por tal empresa na confecção, promoção e manutenção do plano de sócios é bem abaixo daquilo que arrecada com sua gorda fatia das mensalidades, do contrário não teria razão de prestar seus serviços ao Coritiba. A diretoria responsável pelo Projeto Vencer mais uma vez não honrou sua palavra quando disse entender que o Estatuto do clube merecia ser revisto e mudado, o que jamais aconteceu. Este mesmo projeto alegou que a falta de transparência e os negócios duvidosos iriam acabar. Como pode existir transparência em uma diretoria onde o presidente é omisso e não se dirige à torcida? Quantas vezes Jair Cirino se pronunciou à Nação Alviverde durante os dois anos de sua gestão? Em se tratando de negócios duvidosos, pergunta-se: qual a vantagem em contratar uma empresa ‘gerenciadora de crises’? Que benefício tal empresa trouxe ao clube? Incontáveis vezes a diretoria se pronunciou a respeito da construção de um novo estádio. Depois de várias decepções e fracassos, prometeu-se uma notícia feliz a este respeito no dia do aniversário do clube, doze de outubro. Mais uma vez, promessa não cumprida.

No que diz respeito a este fracassado Projeto Vencer, entretanto, uma dúvida permanece: quanto ganham os profissionais contratados para geri-lo? Durante a vigência deste plano destrutivo, quais foram os gastos do Coritiba para mantê-lo? Qual é, atualmente, a situação financeira do clube e como esta se encontra quando defrontada com a condição em que a diretoria encontrou quando assumiu o Coritiba? O ano acabou da pior maneira possível. Briga vexatória no gramado, confronto de torcedores com policiais e a interdição do Couto Pereira, depredado e destruído por bandidos disfarçados de torcedores. Terminaram os primeiros cem anos do Coritiba Foot Ball Club. O presidente Jair Cirino e sua diretoria nada têm para se orgulhar depois destes dois anos de gestão. Muito pouco ou nada acrescentaram ao Coritiba, senão dívidas e fracassos em campo. Por todos os erros apontados neste discurso, e pela falta de clima para que Jair Cirino e seus aliados permaneçam no comando do clube, nós torcedores pedimos a renúncia de todos os membros da diretoria, bem como de todos os atuais conselheiros do clube, coniventes com a desastrosa situação atual do Coxa. Pedimos, ainda, a instauração de eleições diretas na primeira semana de Janeiro de 2010, para que os sócios adimplentes do clube possam eleger uma nova chapa presidencial e novos conselheiros. Dentro do contexto democrático que deve nortear a vida política Coxa-Branca, os conselheiros atuais, bem como a atual diretoria do Coritiba, poderão se candidatar a uma possível reeleição, caso assim o desejem.

A atual diretoria ficará em pleno poder até o dia das eleições diretas, marcado para oito de Janeiro de 2010. Terminaram os primeiros cem anos do Coritiba. É preciso guardar carinhosamente as nossas gloriosas conquistas do passado e olhar exclusivamente para o futuro. Nós, torcedores, não nos contentaremos mais em vangloriar-se das conquistas de heróis coritibanos de outros tempos, mas lutaremos incisivamente para alcançarmos novas conquistas num futuro próximo. Começaram os próximos cem anos!

7 Respostas to “Diretas Já!!!”

  1. Marco Dutra Says:

    Pode contar comigo para o que precisar.

  2. Fabricio Says:

    O que temos que fazer é exigir um coordenador de futebol com conhecimentos incontestáveis. Minha sugestão é Marco Aurélio Cunha, atualmente no São Paulo.
    Aposto que muitas pessoas vão dizer que ele é muito caro, mas tenham certeza que por maior que seja seu salário valerá a pena.
    Claro que tem que dar uma carta ranca a ele fazer o que achar necessário.
    Não podemos economizar nesse cargo e a torcida tem que continuar se associando.

  3. Gilberto Bortoleto Says:

    Boa Noite,
    Realmente não podemos e não devemos esperar até janeiro/2010 – devemos ter mudanças já! Esta falsa diretoria passou o ano centenário mentindo para os torcedores, como o Eternamente Coxa, contratações de jogadores de 2º linha, construção estádio, festa de 100 anos ( incapazes de organizar uma festa, quanto mais administrar um clube). Chega de vergonha, chega de ser usado por pessoas sem nenhum amor pela instituição Coritiba. Porque todas as vezes em que pediram para lotar o Couto, a torcida fez sua parte. OS GRANDES CULPADOS DE TODA ESTA INVASÃO SEM DÚVIDA FOI E SEMPRE SERÁ DESTA DIRETORIA, que com suas promessas não cumpridas levou a toda aquela invasão. E com o coração em pedaços mas pronto para recomeçar com pessoas honestas e dignas de administrar o nosso Coritiba é que vamos renascer.
    Att.,

    Gilberto Bortoleto

  4. Lolo Says:

    Triste, porém verdade! A diretoria estragou o centenário e se não fizermos nada, só tende a piorar!

  5. Luiz Carlos Betenheuser Júnior Says:

    Bons tópicos. É necessário começar algo novo, diferente no Clube. Chegamos ao limite.

    Hora de parar e pensar. Depois, agir.
    pa
    z

    Luiz

  6. Paulo Rink Says:

    Como administrador, há 20 anos que lamento a situação do clube e o diagnóstico para o futuro não é dos melhores. Precisamos de novas lideranças, métodos profissionais na direção e um pensamento voltado para o futuro. Curitiba, a cidade evoluiu mais o clube parou no tempo. Esse é o momento da Fênix Coxa levantar voô

  7. Patrick de Miranda Assad Says:

    Concordo plenamente com o comentário do Fabricio,venho defendendo a contratação do Marco Aurélio Cunha a tempos ,a hora é agora dobra o salário do cara se necessário e traz pro Couto Pereira.

Deixe um comentário